Home / Notícias
O presidente Jarbas Vasconcelos viajou agora pela manhã para Itaituba, onde acompanhará o início das investigações sobre o crime bárbaro que comoveu a cidade de Itaituba, mas, sobretudo, a classe dos advogados, que está de luto com o falecimento de mais uma profissional de advocacia, Leda Marta Lucyk dos Santos, 40 anos, diretora-tesoureira da subseção da OAB em Itaituba.
O Crime
O crime aconteceu ontem, sábado, (22), por volta das 20hs, o corpo da procuradora do município de Itaituba Leda Marta foi encontrado dentro de sua loja (Belíssima Moda Íntima) com varias perfurações causada por um objeto cortante, possivelmente uma (faca). Ao lado dela estava o corpo de sua filha (Hannah Estela), 10 anos e da funcionária da loja (Taynara Siqueira), ambas também com perfurações no corpo.
Peritos do Instituto Médico Legal - IML foram até ao local para fazer a perícia e remoção dos corpos. Inicialmente o ex-marido da advogada, Altair dos Santos, que também é advogado, foi apontado como suspeito de ter cometido o crime, ele foi detido e levado para o quartel da Policia Militar. Algum tempo depois, ele foi levado para Delegacia de Policia Civil, prestou alguns esclarecimentos.
A despedida
Muita emoção marcou a despedida da advogada e diretora da subseção da Ordem em Itaituba, Leda Marta. Os corpos de advogada e da sua filha já foram levados para Palotina, no interior do estado do Paraná. O corpo da jovem Taynara Siqueira seria encaminhado para a localidade de Fordlândia, no município de Aveiro.
Amigos da advogada deixaram mensagens de carinho na bandeira da OAB estendida sobre o seu caixão. Como o velório não será realizado em Itaituba, todos queriam deixar sua última mensagem para a amiga e colega de profissão.
A presidente da subsecção da Ordem, Cristina Bueno, muito emocionada, descreveu em breves palavras a colega. “Ela fará muita falta. Era jovem, bonita, dedicada à profissão e, sobretudo, era uma brava combatente em favor das causas da nossa classe. Sua ausência já está sendo sentida por todos nós.”
A investigação
Na Delegacia de Policia, Altair dos Santos, que é ex-militar do exército brasileiro, professor de direito em uma faculdade particular de Itaituba, negou a autoria do crime. Porém, amigos próximos da advogada relataram que eles já estavam separados, e que Altair não aceitava a separação e por algumas vezes teria ameaçado Leda.
Após permanecer algumas horas preso, Altair, que era tido como principal suspeito foi liberado pela polícia, que já teria outro suspeito – o namorado da funcionária da advogada. A Polícia Civil conseguiu algumas imagens do circuito interno de uma loja próximo, que mostra um homem entrando na loja às 8hs40 e saindo com uma sacola na mão às 9hs10. O referido homem foi identificado como sendo o namorado da funcionária da loja. Nas imagens obtidas pela polícia, não aparece Altair.
O homem de pele morena usava camisa branca, de manga longa, boné e carregava com sigo uma sacola (conforme foto ao lado), ao chegar na porta da loja ele mostra algo para Leda que abre a porta, e pouco tempo depois o tal homem sai da loja com outra camisa e sem boné, aparentando usar luvas e com a mesma sacola na mão.
De acordo com as informações apuradas pela Policia Civil é de que o triplo homicídio aconteceu entre 8hs e 9hs10 da manhã de sábado, mas os corpos só foram encontrados por volta das 20hs. O caso esta sendo presidido pelo Delegado Kleber Pascoal.
Fonte: Com informações de Júnior Ribeiro
Fotos: Divulgação