Home / Notícias
O fim de tarde desta quarta-feira, 29, foi de bastante movimentação no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA. O local sediou a terceira solenidade de entrega de carteiras da OAB aos novos advogados deste ano de 2012, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará. Nessa cerimônia, cerca de 140 advogados prestaram juramento à OAB-PA e à sociedade. O ICJ ficou completamente lotado na presença dos bacharéis em Direito, familiares, amigos, autoridades locais, diretores e conselheiros da Ordem que compartilharam da alegria daqueles que se tornaram os novos advogados paraenses.
A cerimônia de juramento foi presidida pelo secretário-geral da OAB/PA, Mário Freitas Jr., que falou da satisfação da Ordem em credenciar mais de cem novos advogados, “É mais um grupo de 140 advogados se habilitando à profissão e isso é motivo de alegria para Ordem, que é a casa que vai recebê-los e vai verter a profissão dentro dos princípios que a OAB sempre pregou: a ética, a transparência, a honestidade e acima de tudo o compromisso com a cidadania. Então são 140 novos advogados que irão desenvolver um trabalho em prol da cidadania” afirmou.
Maria Avelina Imbiriba Hesketh, ex-presidente da OAB/PA, também parabenizou e saudou os novos advogados.
“Caros e caras novéis colegas, a partir de hoje a vida de vocês mudou. Deixaram para trás os sonhos nos bancos universitários para assumirem conosco o desafio de continuar a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. A OAB e nós, advogados veteranos, os recebemos de braços abertos e fraternos. Sintam que a OAB é suas casas. Parabéns, tenham muito sucesso, e sejam muito felizes!” declarou Maria Avelina Hesketh.
A Leitura do Compromisso foi comandada pelo jurando Antônio Damasceno Frade Junior, que obteve a segunda maior nota no ultimo exame de Ordem. Já o discurso em nome dos novos advogados foi feito pelo orador da turma, Hélio Vieira Gaia Filho, que tirou a maior nota no último exame. Em seu discurso, Hélio falou da importância da conquistar a carteira da OAB, “Receber, enfim, a carteira da Ordem é a consagração de muitas etapas cumpridas. O caminho é árduo, porém, decisivo para a formação do bom advogado. Egressos da graduação, agora damos o passo inicial para a missão de defender os direitos dos cidadãos. Em nome de todos nós, novos advogados, quero agradecer aos mestres que nos formaram, às nossas famílias que nos apoiaram para chegarmos até aqui, e principalmente aos doutores que nos inspiram a exercer uma importante função social. Jamais esqueçamos, caros colegas, a advocacia não é profissão de covardes. Obrigado!” concluiu.
Alguns dos novos advogados falaram um pouco sobre sua trajetória até se tornarem os novos membros da Ordem dos Advogados do Brasil. Um deles foi Leilane Gomes, de 25 anos: “Este é um momento de muita alegria e esperanças. A partir de agora, nós iremos aplicar nossos conhecimentos na construção de uma constituição mais justa”, afirma Leilane.
Luma Grello, de 24 anos, também se diz muito feliz em obter a carteira da OAB e declara: “Eu pretendo prestar concursos daqui pra frente, e com certeza passar na OAB é algo decisivo na minha carreira profissional”.
Outra formanda a falar sobre sua luta para conquistar o título de advogada foi Leila Rodrigues Ferrão, de 25 anos. Ela se diz muito feliz em obter a carteira da OAB e declara: “É uma conquista depois de muita luta. É a realização de um sonho, e depois de 5 anos de luta, é a vitória. É a conquista e a realização do trabalho que eu fiz durante muito tempo”.
O último a dar seu depoimento foi o novo advogado Fernando Pratagy Cavalheiro. Ele disse que emocionalmente sua ansiedade passou depois que conseguiu passar na prova da Ordem. ‘’Receber a carteira é como um término de todo um longo processo. Agora já posso trabalhar como advogado. É o fim de uma longa espera”, declarou Fernando.
Estavam presentes na cerimônia o secretário-geral da OAB/PA - Mário Freitas Jr; o diretor tesoureiro da OAB-PA – Raphael Vale; a ex-presidente da OAB/PA e membro honorário vitalício - Maria Avelina Imbiriba Hesketh; o juíz do trabalho do TRT 8ª Região – Ney Stany Morais Maranhão; a conselheira da OAB/PA e diretora do curso de Direito da UFPA – Valena Jacob; e os conselheiros da OAB/PA Almir Favacho; Ana Kelly Amorim Barata; Macelo Nobre e Márcio Guilhon.