Home / Notícias
É com muito pesar que a OAB comunica o falecimento da desembargadora aposentada Sônia Maria de Macedo Parente, na tarde desta segunda-feira,13.
Como seu exemplo e com seu trabalho, a desembargadora Sônia engrandeceu não apenas a classe a que pertenceu, como a própria vida. Mulher íntegra e sábia, ela dirigiu a Escola da Magistratura e soube ser uma julgadora exemplar.
Trajetória - A desembargadora aposentada Sônia Maria de Macedo Parente nasceu no município de Abaetetuba, localizado na região do baixo tocantins, no ano de 1942. É filha de Giordano Garibaldi Parente e Margarida C. de Macedo Parente. Estudou o primário no município onde nasceu e continuou seus estudos em Belém do Pará.
A magistrada entrou para Tribunal de Justiça do Estado em 3 de maio de 1966 como pretora do termo de Santarém Novo, comarca de Maracanã. Em 4 de março de 1969 foi nomeada para o cargo de Juíza de Direito de 1ª Entrância da Comarca de Óbidos, município da região do baixo Amazonas, situado a 1.100 km da capital paraense.
Sônia Macedo também respondeu pelo expediente da Diretoria do Fórum Cível, bem como Respondeu pelas 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Varas Cíveis.
Em 14 de março 1979 foi promovida por merecimento para a Comarca de Paragominas. Em 9 de junho de 1999, também pelo critério de merecimento, foi promovida para o cargo de desembargadora desda Egrégia Corte, tendo sido empossada em 10 de junho de 1999.
Entre os anos de 2001 a 2007, a desembargadora ocupou o cargo de Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESM), onde desempenhou excelentes trabalhos.
O corpo será velado na biblioteca do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-PA.