Home / Notícias

Mês do Advogado: OAB presenteia classe com sala toda equipada no Juizado Especial de Icoaraci

Inaugurao-sala-ADV-Icoaraci_3Ao lado do diretor-tesoureiro da Ordem, Eduardo Imbiriba, da diretora do Juizado Especial, a juíza Ellen Bemerguy Peixoto, do conselheiro seccional Olavo Câmara, da presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Cristina Louchard, e de alguns advogados que militam no distrito de Icoaraci, Jarbas Vasconcelos inaugurou hoje (11) pela manhã, no Juizado Especial de Icoaraci, a “Sala do Advogado Paulo César de Oliveira”.Inaurao-Sala-ADV-Icoaraci_7

Depois de descerrar a placa com Eduardo Imbiriba, o presidente da OAB resumiu em uma frase a postura da gestão liderada por ele e Alberto Campos à frente da instituição: "Nós comemoramos o 'Dia do Advogado' trabalhando". Jarbas revelou estar feliz com as melhorias na estrutura da justiça no distrito de Icoaraci. “Ao inaugurar esta sala, nós ficamos alegres, pois comprova que a estrutura da OAB, do Tribunal de Justiça, do Juizado Especial e do Ministério Público, mudou pra melhor aqui”.

Demandas

Inaugurao-sala-ADV-Icoaraci_4Apesar das melhorias, Vasconcelos salientou que ainda é necessário obter novas conquistas, uma vez que o distrito de Icoaraci possui uma demanda por justiça muito grande. “Uma luta antiga nossa aqui é que seja instalada uma Vara Itinerante da Justiça do Trabalho, porque os colegas precisam se deslocar daqui de Icoaraci até a sede do TRT8. E com esse trânsito caótico, significa perder o dia todo. E mais do que o nosso colega, as partes também. Geralmente, as partes vão para as audiências da Justiça do Trabalho em Belém e têm que resolver tudo em uma conciliação, de qualquer forma, pois testemunhas dificilmente vão comparecer, principalmente a favor do trabalhador, pois custo tempo e dinheiro”, exemplificou, acrescentando que é preciso também a instalação de uma Vara da Justiça Federal em Icoaraci.

Dada a enorme demanda jurisdicional e consequente militância em Icoaraci, Eduardo Imbiriba avaliou que a disponibilidade da sala com quatro computadores, uma impressora, um bebedouro, ar condicionado, internet e um banheiro será um diferencial no o dia-a-dia do advogado. “O advogado que quiser aguardar sua audiência poderá esperar em um bom lugar, assim como quiser redigir suas petições ou fazer consulta processual. Isso vai ajudar e muito o dia-a-dia do advogado. Essa reforma do Juizado feita pelo Tribunal de Justiça, acompanhada desse espaço cedido para a OAB, será muito bem aproveitada por nossos colegas de profissão”, projetou.Inaugurao-sala-ADV-Icoaraci_7

Magistrada

Inaugurao-sala-ADV-Icoaraci_6Para a Ellen Bemerguy Peixoto, diretora do Juizado Especial, a sala resultará em melhorias consideráveis no atendimento ao jurisdicionado, bem como para o exercício da advocacia. “Os jurisdicionados serão atendidos em um espaço mais adequado, e isso realmente será uma melhoria muito grande. E muitas vezes, o advogado necessita desse tipo de serviço, com computadores e uma equipe de apoio para dar um respaldo, principalmente naqueles casos de atendimentos emergenciais e em alguns atendimentos de audiências”.

Valorização

Inaugurao-sala-ADV-Icoaraci_1Advogada militante no distrito de Icoaraci há oito anos, Edinete Pires comemorou a inauguração da sala. “Foi excelente. Inicialmente, foi a sala do advogado no Fórum, que está auxiliando muito na labuta do dia-a-dia da advocacia. E agora, melhorou ainda mais. Antigamente, nós não tínhamos sala aqui no Juizado tampouco no Fórum. Esta sala aqui servirá como ponto de apoio, já que teremos os equipamentos necessários para operarmos no dia-a-dia, como acessar a internet, fazer uma procuração e até atender um jurisdicionado que esteja precisando de uma orientação”.

Programação

Inaugurao-sala-ADV-Icoaraci_5Ainda em programação alusiva ao “Dia do Advogado”, a diretoria da OAB/PA reinaugurará o Auditório Otávio Mendonça, às 18h, na sede da seccional. Na ocasião, ocorrerá também o lançamento do Livro “A Jurisprudência Constitucional Revisada”, 1ª obra coletiva da Escola Superior de Advocacia – ESA/PA. A apresentação do livro será feita pelos advogados Antônio Maués, Maria Stela Campos e Débora Soares.
Fotos: Paula Lourinho

Anexos