Home / Notícias
Ao lado do diretor-tesoureiro da Ordem, Eduardo Imbiriba, da diretora do Juizado Especial, a juíza Ellen Bemerguy Peixoto, do conselheiro seccional Olavo Câmara, da presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Cristina Louchard, e de alguns advogados que militam no distrito de Icoaraci, Jarbas Vasconcelos inaugurou hoje (11) pela manhã, no Juizado Especial de Icoaraci, a “Sala do Advogado Paulo César de Oliveira”.
Depois de descerrar a placa com Eduardo Imbiriba, o presidente da OAB resumiu em uma frase a postura da gestão liderada por ele e Alberto Campos à frente da instituição: "Nós comemoramos o 'Dia do Advogado' trabalhando". Jarbas revelou estar feliz com as melhorias na estrutura da justiça no distrito de Icoaraci. “Ao inaugurar esta sala, nós ficamos alegres, pois comprova que a estrutura da OAB, do Tribunal de Justiça, do Juizado Especial e do Ministério Público, mudou pra melhor aqui”.
Demandas
Apesar das melhorias, Vasconcelos salientou que ainda é necessário obter novas conquistas, uma vez que o distrito de Icoaraci possui uma demanda por justiça muito grande. “Uma luta antiga nossa aqui é que seja instalada uma Vara Itinerante da Justiça do Trabalho, porque os colegas precisam se deslocar daqui de Icoaraci até a sede do TRT8. E com esse trânsito caótico, significa perder o dia todo. E mais do que o nosso colega, as partes também. Geralmente, as partes vão para as audiências da Justiça do Trabalho em Belém e têm que resolver tudo em uma conciliação, de qualquer forma, pois testemunhas dificilmente vão comparecer, principalmente a favor do trabalhador, pois custo tempo e dinheiro”, exemplificou, acrescentando que é preciso também a instalação de uma Vara da Justiça Federal em Icoaraci.
Dada a enorme demanda jurisdicional e consequente militância em Icoaraci, Eduardo Imbiriba avaliou que a disponibilidade da sala com quatro computadores, uma impressora, um bebedouro, ar condicionado, internet e um banheiro será um diferencial no o dia-a-dia do advogado. “O advogado que quiser aguardar sua audiência poderá esperar em um bom lugar, assim como quiser redigir suas petições ou fazer consulta processual. Isso vai ajudar e muito o dia-a-dia do advogado. Essa reforma do Juizado feita pelo Tribunal de Justiça, acompanhada desse espaço cedido para a OAB, será muito bem aproveitada por nossos colegas de profissão”, projetou.
Magistrada
Para a Ellen Bemerguy Peixoto, diretora do Juizado Especial, a sala resultará em melhorias consideráveis no atendimento ao jurisdicionado, bem como para o exercício da advocacia. “Os jurisdicionados serão atendidos em um espaço mais adequado, e isso realmente será uma melhoria muito grande. E muitas vezes, o advogado necessita desse tipo de serviço, com computadores e uma equipe de apoio para dar um respaldo, principalmente naqueles casos de atendimentos emergenciais e em alguns atendimentos de audiências”.
Valorização
Programação