Home / Notícias

CFOAB homenageia advogado paraense que teve suas prerrogativas violadas

Recebendo-homenagem-Pres-NacionalEm sessão plenária especial realizada ontem (18) e presidida pelo presidente Marcus Vinícius Coêlho, o Conselho Federal da OAB homenageou os advogados que tiveram suas prerrogativas violadas. Um dos homenageados foi o advogado Ivonaldo de Alencar Alves Júnior, cujas prerrogativas foram violadas na Delegacia de Polícia Civil do município de Porto de Moz, na região oeste do Pará.

Ivonaldo de Alencar Alves Júnior foi desrespeitado no dia 31 de março deste ano. Na ocasião, o delegado de Polícia Vinícius Sousa Dias proferiu palavras ofensivas contra o advogado, além de ter desacatado e desrespeitado a juíza titular da Comarca de Porto de Moz, Fernanda Azevedo Lucena. A homenagem significa que o advogado representou com altivez e coragem toda a advocacia nacional em respeito às prerrogativas profissionais.

Presidente

Ao se pronunciar, o presidente Marcus Vinicius destacou os grandes casos de desrespeito e ofensas ocorridas contra advogados no exercício da profissão e da cidadania e relembrou o caso do advogado homenageado e alguns casos de assassinatos ocorrido no Brasil, e em especial no Pará, finalizando que “a OAB está atuante e vigilante”.

Leonardo Accioly, presidente da Comissão Nacional da OAB de Defesa das Prerrogativas e conselheiro federal por Pernambuco, recordou que a OAB/PA foi também oficiada pelo presidente da subseção de Altamira, bem como pelo Ministério Público do Pará e requereu a procedência cabível ao caso.

Accioly ainda relatou o caso encaminhado pelo presidente da seccional paraense e afirmou que “a Ordem dos Advogados do Brasil, não deixará nenhum caso sem solução e providências, e que acompanhará cada caso com a devida atenção, jamais admitindo qualquer ato que afronte a integridade dos advogados e da OAB”.

Agradecimento

Após receber a homenagem, Ivonaldo agradeceu pelo empenho do sistema OAB no caso. “É uma homenagem que me deixa muito feliz. Gostaria de agradecer pela atenção e apoio dado pelo presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, e toda sua diretoria, ao presidente subseção de Altamira, Joaquem Freitas, e ao presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes Filho”.

Durante a sessão plenária que marcou sua homenagem, Ivonaldo de Alencar Alves Júnior foi acompanhado e ciceroneado pelos conselheiros federais do Pará, Iraclides Holanda de Castro, Jorge Borba e Edilson Silva, que também é ex-presidente da OAB/PA e membro honorário vitalício da seccional paraense.

Anexos