Home / Notícias
O selecionado integrado por dezessete advogados paraenses conseguiu a classificação depois de conquistar uma vitória e dois empates na fase inicial da competição. O primeiro lugar em seu grupo foi assegurado após vitória contra o selecionado de advogados da Turquia por 4x0 e empates diante de representantes da Itália e Argélia. As partidas do campeonato estão sendo disputadas no Pancho Arena, em Félcsut, cidade húngara a 40 quilómetros de Budapeste, capital da Hungria.
Confronto
Com o trunfo de ser o time menos vazado do campeonato até agora, a equipe brasileira - composta ainda por três advogados mineiros, aguarda a definição de outros resultados para conhecer o adversário na próxima fase. Organizada pela Mundiavocat (organização filiada à Fifa), a competição começou no último dia 23 de maio e será realizada até 01 de junho (domingo).
A equipe que representa o Brasil compete na categoria “Classic”, cuja média é de 30 anos. A participação dos advogados paraenses nessa competição internacional foi credenciada pelo excelente retrospecto apresentado pela seleção da OAB do Pará no Campeonato Sul-americano de Futebol de Advogados, realizado em Bueno Aires, em meados de março de 2013. Na oportunidade, a equipe paraense conquistou o vice-campeonato.
Competições
Vale lembrar que o Campeonato Mundial de Futebol na Hungria não será a única competição que a seleção da OAB/PA disputará em 2014. Entre 25 e 31 de agosto, em São Luís, no Maranhão, participará da Copa Norte/Nordeste de Futebol de Advogados. Entre 13 e 19 de outubro, disputará o Campeonato Nacional, no Rio de Janeiro.
Coordenação
A comissão técnica da equipe paraense é composta por Dinho Vieira, Elisson, Adalberto Pantoja e Paulo Marcel. O coordenador é o advogado Ricardo Azevedo. Os advogados interessados em integrar a equipe nas próximas competições devem estabelecer contato pelo e-mail ricardoazevedoadv@gmail.com ou com o telefone 9131 2726. Os treinamentos ocorrem aos sábados, de manhã e à tarde, e às quartas-feiras à noite, na sede do Clube dos Advogados.
Homenagem
O Pancho Arena é uma homenagem a Ferenc Puskas, maior ídolo da história do futebol húngaro. Com uma estrutura moderna, o espaço abriga a academia que leva o nome do ex-jogador, além de uma estátua. Com capacidade para 3900 pessoas, o Pancho Arena foi classificado com quatro estrelas da UEFA e recebe os torneios internacionais. A construção começou em abril de 2012 e custou doze milhões de euros.
História
Puskas foi um dos jogadores mais marcantes da história do futebol no século XX. Marcou 704 gols em 716 jogos, uma média de 0,98 golos por jogo. Era considerado o Major Galopante (Major pelo seu cargo no exército e Galopante pela sua incansável corrida em todo o flanco) e ganhou grande destaque pela sua seleção em novembro de 1953, com a mítica exibição em Wembley contra a Inglaterra (6 a 3, com dois gols de Puskas) e na Copa do Mundo de 1954, quando perdeu a final para a Alemanha, por 3 a 2.
No Real Madrid, escreveu algumas das páginas mais douradas da sua carreira ao lado de Alfredo Di Stéfano. Foi cinco vezes campeão nacional e conquistou a Liga dos Campeões da Europa em 1960, assinalando quatro gols na vitória por 7 a 3 sobre o Frankfurt. Atuou pela seleção espanhola na Copa do Mundo de 1962 e permaneceu no Real até 1967. Na carreira como treinador, levou o Panathinaikos à final da Liga dos Campeões da Europa, em 1971. Em 1992, regressou ao seu país, onde faleceu em 2006 aos 79 anos.