Home / Notícias
No último dia 16 de dezembro, a OAB Pará realizou, no Hotel Grand Mercure, em Belém, o V Encontro de Lideranças Femininas. O evento promoveu um espaço de diálogo e fortalecimento das mulheres na advocacia e na sociedade, bem como reafirmou o compromisso com a igualdade de gênero, a valorização profissional e o protagonismo feminino. A vice-presidente da OAB-PA e vice-diretora da ESA Nacional, Luciana Gluck Paul, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gabrielle Maués, conduziram os trabalhos.
A programação fortaleceu vozes, promovendo o reconhecimento de conquistas das mulheres advogadas, especialmente as paraenses. O evento visou sensibilizar e incentivar a implementação de políticas que assegurem a equidade de gênero e a valorização das mulheres na advocacia. Nesta edição, houve a homenagem à presidenta da Caixa de Assistência Advocacia do Pará (CAAPA), Sílvia Barbosa, agraciada com o Prêmio Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher advogada do Brasil.
A secretária geral adjunta e corregedora da OAB-PA, Claudiovany Teixeira, a primeira mulher a presidir a seccional paraense, Maria Avelina Hesketh, a vice-presidente eleita da OAB-PA, Brenda Araújo, e a secretária-geral eleita, Eva Franco, marcaram presença. A secretária adjunta da Secretaria de Estado das Mulheres, Cleide Amorim, a representante da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), Larissa Machado, e a representante da Coordenadoria da Mulher de Belém (COMBEL), Nirna Tourinho, também estiveram presentes.
Para promover um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências entre as mulheres advogadas da região, as advogadas Loiane Verbicaro, vice-reitora da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Thaís Moura, vice-presidente da Comissão das Mulheres e Advogadas da OAB-PA, foram as palestrantes. Dezenas de advogadas e juristas estiveram reunidas para debater acerca de igualdade de oportunidades e representatividade. Ao final, as lideranças aprovaram a "Carta de Belém", documento com todas as deliberações do encontro.