Home / Notícias

Solenidade da OAB-PA recebe novas advogadas e reforça luta por equidade na profissão

Com discursos inspiradores, evento marcou a entrega de carteiras e destacou os desafios e conquistas das mulheres na advocacia

Elisa Vaz

Cerca de 60 novas advogadas participaram da Solenidade de Juramento e Tomada de Compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), nesta quarta-feira (26), na sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A cerimônia contou com a presença da vice-presidente da instituição, Brenda Araújo, que atuou como presidente em exercício; da secretária-geral da OAB-PA, Eva Franco; da conselheira federal da OAB Bruna Koury; da presidente da Comissão das Mulheres e Advogadas (CMA) da OAB-PA, Tarita Cajazeira; e outros importantes nomes da advocacia e do Judiciário paraenses.


Presidindo o evento, que fez alusão ao Mês da Mulher, Brenda Araújo deu boas-vindas às novas profissionais e as preparou para os desafios da carreira, que, segundo ela, ainda carrega estereótipos de gênero. "Eu tenho responsabilidade de colocá-las a par do que é a realidade do lado daqui. Mas é uma realidade possível de vencer. Do contrário, a gente não teria conseguido montar esse dispositivo apenas com mulheres. Essa normatização que a sociedade vive só pode ser quebrada com um pouco de disrupção, enfrentamento e rebeldia", enfatizou.


Brenda também alertou para os padrões que dificultam a ascensão feminina na carreira jurídica e reforçou a importância da autoconfiança e da preparação técnica. "Estejam atentas aos pequenos padrões que minam a nossa rotina. Quando nós os reproduzimos, levamos a algo muito maior, que é, no fim, a dificuldade de quebrar o teto de vidro e tomar assento nos lugares de poder. E se um dia não derem a carteira para vocês sentarem à mesa, puxem a cadeira de vocês, abram espaço e sentem", aconselhou.


A secretária-geral da OAB-PA, Eva Franco, também incentivou as novas advogadas a enfrentarem os desafios da profissão com determinação e coragem. "A nossa Ordem já teve, em vários momentos históricos, grandes mulheres à frente. Hoje nós temos que mostrar que essas mulheres chegam com força, com coragem, com aptidão para bem gerenciar uma carreira brilhante e que exige muita luta", mencionou. Para Eva, a busca pela paridade de gênero será consolidada ao longo do caminho da jovem advocacia.


O presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, que cumpre agenda em Tucuruí, participou por vídeo, desejando boas-vindas às novas advogadas. "Quero aproveitar esse momento para reafirmar nosso compromisso de luta, de participação em todos os interesses, em todos os direitos ligados à mulher advogada. Um grande abraço a todas as colegas que estão ingressando na advocacia nesse momento tão especial", pontuou Sávio.


Mulheres do Sistema de Justiça


Além das duas diretoras, a mesa foi composta pela Defensora Pública-Geral do Pará, Mônica Belém; a Subprocuradora-geral de Justiça do MPPA, Ubiragilda Pimentel; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPA), Karoline Vitelli; a vice-diretora da Escola Superior da Advocacia (ESA), Valena Jacob; e a vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PA, Ana Carla Mindello.


De acordo com a presidente da Comissão das Mulheres e Advogadas (CMA) da OAB-PA, Tarita Cajazeira, a ocupação das mulheres nos espaços de poder é uma luta coletiva. "Cada uma aqui está representando todas nós mulheres advogadas que conseguimos galgar os nossos espaços. A caminhada é individual, mas a luta coletiva. É uma grande alegria estar aqui hoje dando as boas-vindas a vocês e afirmando que a OAB-PA é agora a casa de vocês, uma casa que luta contra o preconceito, pela equidade de gênero e pela transformação social".


Defensora Pública-Geral do Pará, Mônica Belém destacou a importância da solenidade da OAB-PA. "A Ordem compartilha dos mesmos valores de justiça social, dignidade da pessoa humana e acesso à Justiça. O caminho é difícil, mas ele nos amadurece e nos fortalece. Que, ao receber a Carteira da Ordem, vocês lembrem do compromisso de advogar, mas, acima de tudo, de exercer uma profissão digna, representativa e necessária para a sociedade brasileira na defesa da democracia", pontuou.


A solenidade desta quarta-feira (26) foi marcada por discursos inspiradores e reforçou o compromisso da OAB-PA com a valorização das mulheres na advocacia. Na oportunidade, foi distribuída, em primeira mão, a Cartilha da Mulher Advogada, elaborada pela OAB-PA, com o objetivo de informar e fortalecer as advogadas sobre seus direitos, prerrogativas e caminhos de proteção e apoio no exercício da profissão. Com a entrega das carteiras profissionais, as novas integrantes da Ordem iniciam sua trajetória na advocacia com o respaldo de uma instituição que se propõe a ser um espaço de acolhimento e fortalecimento para todas.

Anexos