OAB-PA promoveu ato público em Defesa do Estado Democrático de Direito e do Sistema Eleitoral

No "Dia da Advocacia", celebrado na última quinta-feira (11), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, promoveu ato em Defesa do Estado Democrático de Direito e do Sistema Eleitoral, na sede da seccional paraense, com o objetivo de revalidar o respeito às instituições, à democracia e às eleições.

A iniciativa teve um simbolismo especial, uma vez que a defesa do Estado Democrático é um compromisso inegociável de advogados e advogadas com a sociedade. "Temos o dever de defender a Constituição e unirmos esforços em prol do Estado Democrático de Direito. Devemos ser resistentes a qualquer ameaça contra a democracia, a liberdade e a justiça", destacou o secretário-geral da OAB-PA, Afonso Lobato.

Na ocasião, ressaltou-se a legitimidade do sistema eleitoral como um dos principais alicerces de uma sociedade democrática. "A defesa do sistema eleitoral é fundamental para a soberania popular manifestada em todas as eleições livres, prevalecendo o resultado das urnas. As eleições são meios de expressão de democracia", pontuou Afonso Lobato.

O evento contou com a presença de vários diretores e diretoras de comissões temáticas e conselheiros federais pela OAB-PA. A presidente da Caixa de Assistências dos Advogados do Pará (CAAPA), Silvia Barbosa, participou do ato e destacou a importância da realização da mobilização para a reafirmação do compromisso da advocacia paraense com a sociedade. "Este momento é de resistência, no qual a advocacia paraense precisa firmar posição. É simbólico que estejamos aqui unidos para que possamos defender os direitos da advocacia e, sobretudo, os direitos da sociedade", afirmou a advogada.

Ao final do ato, a conselheira federal da OAB-PA, Suena Mourão, leu a carta elaborada pela OAB Pará em defesa do Estado Democrático de Direito, enfatizando o comprometimento da Ordem como representante da sociedade civil.

Texto: Sabrina Rayol - SIM Comunicação