Home / Notícias

OAB-PA esclarece aumento do plano de saúde e busca alternativas para advocacia

A diretoria contratou auditoria independente para analisar os cálculos da operadora, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro aos advogados

Elisa Vaz



Elisa Vaz


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção Pará (OAB-PA), Sávio Barreto, se pronunciou sobre o reajuste nas mensalidades do plano de saúde oferecido à advocacia paraense. A alta sinistralidade do contrato, apontada pela atual seguradora, Unimed, levou à proposta inicial de incremento na casa dos 52%, que, após negociação, foi reduzida para 35%.


Em busca de maior transparência junto à classe, a diretoria da OAB-PA contratou uma auditoria independente para analisar os cálculos da operadora, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro aos advogados. Além disso, a Ordem já está avaliando novas opções de planos para oferecer alternativas aos seus associados.


"Desde que assumimos a gestão da OAB-PA, temos feito um enorme esforço para colocar a casa em ordem. Um dos problemas mais sérios que encontramos relaciona-se com o valor da mensalidade do plano de saúde. Inicialmente, fomos procurados pela a atual seguradora, a Unimed, que nos apresentou planilhas demonstrando que nossa sinistralidade é muito alta e, segundo estes cálculos, o valor que a OAB-PA pagava mensalmente era mais caro que os custos da cobertura", alertou.


O aumento proposto pela seguradora, de acordo com Sávio Barreto, tinha o objetivo de cobrir o alto número de sinistros entre os membros da classe. No momento, porém, não havia opção além de aceitar o reajuste ou rescindir o contrato com a Unimed. "Não concordamos de forma definitiva com esse percentual e, inclusive, já contratamos serviço de auditoria para analisar as planilhas da alegada sinistralidade com o objetivo de subsidiar uma futura demanda judicial, se ficar configurado que há fundamentos para tanto".


Embora o aumento represente um peso nas despesas dos advogados e advogadas, o presidente da OAB-PA destacou que o plano oferecido pela OAB-PA continua sendo mais acessível do que contratar um convênio individualmente. A Ordem também está comprometida em ampliar as opções disponíveis aos associados, buscando alternativas que atendam melhor às necessidades da classe.


"Nesta nossa nova jornada, precisaremos enfrentar este e outros problemas que vêm do passado, resolvê-los com seriedade, para caminharmos em direção ao futuro. De nossa parte você pode esperar trabalho, transparência e a busca do que é o melhor para nosso bem comum. Esse é nosso compromisso", concluiu Sávio Barreto. A gestão permanece atenta e aberta ao diálogo, buscando sempre a melhor qualidade de serviço e apoio para a classe.

Anexos