OAB debate proposta de intercâmbio com o Corpo Consular

Convidado pelo Corpo Consular, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos participou hoje de um almoço de confraternização, que tratou de alguns assuntos de trabalho, que tem como um dos principais objetivos, estreitar relações e promover intercâmbio com as autoridades e instituições importantes do estado como a OAB.

Presidido pela agente consular dos EUA, Christiane Serrão, o Corpo Consular no Pará tem a tarefa de proteger o cidadão de cada país na hora de uma necessidade, inclusive na área administrativa: registrar uma criança, em caso de doença, para emissão de passaporte, etc. “Todo cidadão que entrasse em outro país deveria ter acesso ao seu consulado, para que possa ser representado legalmente”, disse Christiane para explicar a importância da parceria com a Ordem.

Para Christiane, a Ordem é uma instituição que tem uma atuação municipal, estadual e nacional. Ela é a representante legal do cidadão, através do advogado - este que tem o profundo conhecimento da lei a qual vamos recorrer. “Ninguém que venha de fora, por maior conhecimento que tenha sobre as leis brasileiras, com certeza, não tem mais domínio da nossa legislação do que os membros da OAB, nas suas variadas áreas de atuação”, explicou.

Para Jarbas, a reunião foi muito positiva. “A possibilidade de poder fazer um convênio de intercâmbio com os consulados é muito importante para nós. Por outro lado nós, da Ordem também teremos imensa satisfação em colocar nossos profissionais à disposição dos consulados.

Ao final do encontro, o presidente da Ordem, fez um convite aos cônsules para que participem de outro encontro, desta vez, promovido e realizado na sede da OAB.