II Encontro de Lideranças Femininas da OAB-PA: Novas proposições, homenagens e palestras marcaram histórico evento realizado em Belém

Dia 09 de março (quinta-feira), Belém sediou o II Encontro de Lideranças Femininas da OAB-PA. Realizado no Hotel Atrium Quinta das Pedras, o evento contou com a participação da vice-presidente da OAB-PA, Luciana Gluck Paul, da secretária-geral adjunta e corregedora da OAB-PA, Claudiovany Teixeira, das conselheiras federais Cristina Lourenço (vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia) e Ana Ialis, de conselheiras seccionais e diretoras de subseções.

A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Andreza Smith, e a presidenta da Caixa de Assistência da Advocacia (CAAPA), Silvia Barbosa, também marcaram presença, assim como Avelina Hesketh (1ª mulher a presidir a OAB-PA: Triênio 1998-2000). Na ocasião, as lideranças do Sistema OAB-PA pontuaram os desafios da advocacia feminina paraense, destacaram os avanços na defesa das prerrogativas da advocacia feminina. A conselheira federal pela OAB-SC e vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, a advogada Rejane Sanchez, ministrou a palestra "Desenvolver para liderar".

Sandra Guimarães proferiu palestra com o tema "A cooperação feminina e o enfrentamento das assimetrias de gênero", enquanto que Amanda Ramalho abordou a temática "O fortalecimento das lideranças femininas na advocacia por meio das práticas de D&I". Ângela Sales (2ª mulher a presidir a OAB-PA: Triênio 2007-2009) recebeu o prêmio "Myrthes Gomes de Campos", que homenageia personalidades femininas que contribuíram significativamente para o fortalecimento da democracia e promoção da equidade social.

Ao fim do evento, as lideranças presentes, dentre elas, a conselheira seccional e presidente da Comissão das Mulheres e Advogadas da OAB-PA, Gabrielle Maués, firmaram a "Carta de Belém", lida pela vice-presidente da seccional paraense e vice-diretora geral da ESA Nacional, Luciana Gluck Paul, e que contém propostas para efetivação da participação das advogadas no Sistema OAB Pará. Confira todas as fotos na Fanpage Oficial da OAB Pará!

Fotos e texto: Fúvio Maurício