Em Minas Gerais, ouvidoras da OAB-PA participaram do 1º Colégio de Ouvidorias da Mulher da OAB

Durante a realização da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Curitiba, ocorreu o 1º Colégio de Ouvidoras da Mulher da OAB, um espaço para debater os temas de interesse em prol da melhoria e aperfeiçoamento dos trabalhos realizados pelas Ouvidorias nas seccionais da Ordem. As advogadas Janaína Calandrini, Ouvidora-Geral da OAB-PA, e Mônica Storino, Ouvidora da Mulher da OAB-PA, participaram do momento histórico.

"O encontro colegiado marcou um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero, tanto na Ordem quanto no campo jurídico", destacou a Ouvidora-Geral do CFOAB interina e Ouvidora Nacional da Mulher, Katianne Wirna. Além de ser o primeiro Colégio de Ouvidoras da Mulher da OAB, o evento ficou marcado por ser o primeiro após o estabelecimento da paridade de gênero na instituição.

A reunião teve como objetivo trocar experiências, identificar desafios comuns e buscar por soluções que contribuam para um ambiente mais inclusivo e igualitário na advocacia. Temas como a eficiência dos serviços prestados e estratégias de atendimento às demandas das mulheres foram debatidos, com o intuito de fortalecer a atuação dos colegiados seccionais na defesa dos direitos das mulheres na advocacia e na sociedade como um todo.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, compareceu à reunião e afirmou que a ideia da iniciativa é incluir as advogadas e aproximá-las da Ordem. "Esse era um dos grandes desejos da nossa gestão, especialmente após o período pandêmico, de reaproximar a advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil. E eu não tenho nenhuma dúvida que a Ouvidoria é o canal apropriado para fazer isso", declarou.