Home / Notícias
Em um momento de troca entre mulheres, advogadas com vasta experiência no mercado acolheram jovens recém-formadas e estudantes de Direito em um evento realizado nesta segunda-feira (24) pela Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), na Unifamaz, em Belém. O encontro, que fez alusão ao Mês da Mulher, teve o tema "Eu Mulher, Eu Advogada: Equilibrando a Vida Pessoal e Profissional".
Uma das palestrantes foi a vice-presidente da OAB-PA, Brenda Araújo, que classificou a agenda como "super especial". "A gente fez um acolhimento para as jovens advogadas e também estudantes de Direito. É uma pauta muito importante: 'Eu Mulher, Eu Advogada', para debater como equilibrar a vida pessoal com a vida profissional", mencionou.
Para a vice-presidente, que também se dedica ao seu escritório e à família, a iniciativa foi muito proveitosa. "Acho muito bacana que a geração atual tem essa pauta propositiva e essa preocupação, especialmente com a saúde mental. Então, estou aqui para dividir um pouquinho da minha experiência com elas, vendo como a gente pode ajudar essas novas profissionais".
Acolhimento
Diretora da Cojad e organizadora do evento, Ully Modesto disse que este foi o primeiro evento da Diretoria de Acolhimento ao Jovem Advogado. "As jovens advogadas sentem a pressão que a advocacia traz, então quisemos falar sobre como a gente consegue lidar com o estresse que o peso da profissão nos causa e como os estudantes podem se preparar para entrar no mercado de trabalho sabendo quais técnicas podem usar para equilibrar a vida pessoal e profissional", comentou.
A Diretoria de Acolhimento da Cojad, segundo ela, é importante justamente porque é um espaço por meio do qual é possível oferecer suporte e orientação para os jovens advogados. "Se você se sente perdido e sem saber o que fazer em relação à pressão da advocacia, é muito importante que você comece a vir para os acolhimentos, entre em contato com a Comissão e saiba como pode ter esse equilíbrio", pontuou Ully.
No evento, várias advogadas compartilharam seus relatos de vida. Como resposta, as participantes ofereceram acolhimento e palavras de afirmação. Muitas destacaram que o espaço de troca pode ser uma forma de aliviar a tensão, aprender mais sobre a profissão com a vivência de outras profissionais e uma maneira de se inspirar em histórias de superação. O encontro contou com a presença da psicóloga e mentora de carreiras Thayana Benmuyal.