Atendimento nas UPJ’s, sustentação oral, ordem cronológica dos processos e Sistema PJe foram as principais pautas de reunião com a nova presidência do TJPA

Na manhã desta terça-feira (21), o presidente da Ordem no Pará, Eduardo Imbiriba, reuniu com a nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado, a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia. Na ocasião, o diretor seccional apresentou as principais reivindicações da advocacia paraense neste momento: as sustentações orais, que devem ser feitas presenciais ou virtuais (ao vivo) - não gravadas; acesso à ordem cronológica dos processos - que devem ser públicos, o melhoramento do atendimento nas UPJ?s, assim como os pleitos da advocacia do interior do estado e o Sistema PJe.

A presidente do TJPA, por sua vez, assumiu o compromisso de dialogar ainda mais com representantes da OAB-PA no Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico, de modo que integrantes do Conselho Nacional de Justiça vistoriem o funcionamento do Sistema PJe no Pará. A ação contará com ampla participação da seccional paraense, inclusive. A vice-presidente da OAB-PA, Luciana Gluck Paul, o secretário-geral, Afonso Lobato, e a diretora-tesoureira adjunta, Lorena Napoleão, estiveram presentes na reunião.

O presidente Eduardo Imbiriba ficou muitos esperançoso com o resultado da reunião, especialmente no que cerne à intenção de cooperação entre as instituições. "Todas as vezes que nos defrontarmos com problemas no exercício da advocacia relacionados ao Poder Judiciário, nós estaremos em contato constante e procurando resolver da melhor forma possível todos os pleitos existentes para que a prestação jurisdicional melhore", garantiu o presidente.

Imbiriba assegurou total apoio da diretoria da seccional às demandas das subseções. "Eu tenho certeza que todos nós, todas as lideranças da advocacia, em todo o estado do Pará, irmanados e com espírito de cooperação, vamos fazer o melhor trabalho possível e fazer com que todos esses problemas sejam solucionados", declarou. "Contem sempre conosco e vamos trabalhar muito para que a nossa gestão e das 28 subseções fortaleçam cada vez mais a advocacia paraense", concluiu.

O conselheiro seccional e presidente da Comissão de Relações com o Poder Judiciário, Mário Célio Alves, o conselheiro seccional Alexandre Julião, o presidente da subseção da OAB em Marabá, Rodrigo Botelho, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Braz Mello, também estiveram presentes assim como os juízes auxiliares Antonieta Mileo e Silvio César dos Santos, e o secretário de Informática do TJPA, Márcio Nascimento.

Texto: Fúvio Maurício