1º turno das eleições: Sistema OAB-PA participou da “Festa da Democracia”

Neste domingo (02), o presidente da Ordem no Pará, Eduardo Imbiriba, participou da sessão plenária extraordinária realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) que marcou a abertura dos trabalhos nas Eleições 2022. Na ocasião, o representante da advocacia paraense discursou da tribuna e parabenizou a Justiça Eleitoral pelas ações empreendidas.

Para zelar pelas prerrogativas profissionais das advogadas e advogados paraenses que estão trabalhando neste pleito eleitoral, diversos membros de comissões temáticas estiveram a postos na sede da OAB Pará, em Belém, e várias subseções pelo interior. O Plantão de Prerrogativas funciona 24h: (91) 99207-8221.

No plenário Aldebaro Klautau, o presidente Eduardo Imbiriba reiterou que "é dever da OAB-PA percorrer os locais de votação e apuração para garantir que todos os direitos sejam observados". A vice-presidente, Luciana Gluck Paul, e o secretário-geral, Afonso Lobato, marcaram presença. Os juízes eleitorais Diogo Condurú e Rafael Fecury também estiveram presentes, assim como o conselheiro federal Sérgio Pinheiro.

Auditoria

Além de compor o Plantão de Prerrogativas instalado na sede da Ordem (Casarão do Largo da Trindade) por ocasião do 1º turno, no último domingo (02), diversos integrantes do Sistema OAB Pará percorreram locais de votação na capital paraense para garantir que todos os direitos da advocacia e eleitores fossem observados.

No mesmo dia, a instituição contou com representantes na "Auditoria da Votação Eletrônica" - procedimento simultâneo à votação oficial, normatizado por Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja finalidade é mostrar o correto funcionamento das urnas e de seu processo de apuração, em urnas sorteadas na véspera da eleição (1º e 2º turnos).

Foram 17 urnas auditadas em Belém (Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho), e 10 em Marabá (Centro de Convenções Carajás). Houve ainda a análise das imagens registradas durante todo o processo de auditoria, etapa que fez a verificação e identificação de possíveis falhas humanas ao longo do registro de votos na auditoria.

Texto: Fúvio Maurício