OAB-PA lamenta a morte de Bruno Pereira e Dom Phillips

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, lamenta profundamente a morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, cujos indícios apontam que foram brutalmente assassinados no município de Atalaia do Norte, na região do Vale do Javari, interior do estado do Amazonas. O fato acentua uma preocupação permanente da nossa instituição quanto à violência que assola os rincões da Amazônia, da qual cidadãos paraenses também são vítimas.

Paralelamente, a OAB-PA exige que a investigação seja rigorosa e célere, de modo que a motivação e autoria do crime sejam devidamente esclarecimentos, culminando com a punição exemplar dos responsáveis. Por meio da comissão temática competente, a Ordem não hesitará em reforçar a cobrança junto às autoridades de segurança pública e acompanhará os desdobramentos do caso.

Além disso, a instituição não abre mão de criticar o descaso do Estado brasileiro em relação ao tema, principalmente no que cerne às políticas públicas. Os direitos humanos são frequentemente violados em nosso país. Vivenciamos um momento delicado. Não são casos isolados. Há uma clara banalização da violência, em especial contra profissionais que visam apenas cumprir suas respectivas missões.

A OAB-PA não admitirá retrocessos. As instituições brasileiras precisam agir conjuntamente e buscar apoio de organismos internacionais para denunciar e combater as atrocidades que estão sendo praticadas. Devemos ficar em alerta, conclamar por mais humanidade e cobrar que o Estado brasileiro exerça seu poder de polícia com eficácia contra os criminosos.

Neste momento de imensa dor e consternação, a OAB-PA manifesta suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips. Estamos juntos nesta luta em busca pelo respeito à dignidade humana.

Basta de violência!

Eduardo Imbiriba