Home / Notícias
![OAB POST NotaOficial JUN17](images/stories/2017/Julho/OAB_POST_NotaOficial_JUN17.jpg)
Nos últimos 12 anos, 35,3% de todos os casos de assassinatos no campo são oriundos do nosso Estado, que é considerado o “estado brasileiros mais perigoso para a atuação de defensores e defensoras de direitos humanos”, com 124 mortes entre 2005 e 2016. (Ver em: http://comiteddh.org.br/ultimas-noticias/lutar-por-direitos-humanos-no-para-e-sobreviver-diariamente/).
Toda a sociedade paraense está, cada dia mais, refém da insegurança, da violência e da falta de respostas à criminalidade, seja urbana ou rural.
A Seccional da OAB no Estado do Pará reitera a necessidade de investigação célere, o fim da impunidade dos crimes violentos que tem ocorrido com frequência no nosso Estado, bem como uma postura menos letárgica e desidiosa dos governos paraense e do federal em dirimir conflitos e as violações de direitos humanos que estão ocorrendo e se agravando cada dia mais desde o início deste ano. Também consideramos necessária a imediata implantação do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Estado do Pará, que, embora exista na Lei Estadual nº 8.444/2016 desde dezembro, ainda não foi implantado.
Por oportuno, a OAB informa que estará à frente da luta pela punição dos culpados e pelo fim da violência e da impunidade no Pará.