Mês da Advocacia: ESA concluiu programação ao entregar Prêmio Zeno Veloso

Durante o encerramento do Mês da Advocacia, realizado na tarde da última terça-feira (30), no auditório Otávio Mendonça, sede da Ordem, a Escola Superior de Advocacia entregou o Prêmio Professor Zeno Veloso. Instituída pela Resolução Nº 17, de 05 de agosto de 2021, e aprovada pelo Conselho Seccional, a premiação reconhece advogados, advogadas, professores e professoras que contribuíram destacadamente na qualificação profissional da advocacia por meio da ESA. O evento contou ainda com a palestra "Os desafios Tecnológicos no Ensino Jurídico", ministrada pelo professor Doutor Rodolfo Marques.

Neste ano, os agraciados foram Antônio Gomes Moreira Maués (professor), Gisele Santos Fernandes Góes (professora), Maria Marlene Escher Furtado (professora), Ubirajara Bentes de Souza Filho (advogado e professor) - In Memoriam, e o coletivo de professores da UNIFESSPA: Edieter Luiz Cecconello, Gabriel Moraes de Outeiro, Heraldo Elias de Moura Montarroyos, Jorge Luís Ribeiro dos Santos, Leandro de Oliveira Ferreira, Marco Alexandre de Costa Rosário, Olinda Magno Pinheiro, Raimunda Regina Ferreira Barros, Rejane Pessoa de Lima, Roberto Leonardo da Silva Ramos, Sara Brígida Farias Ferreira e Silvia Gabriele Correa Tavares, que colaboraram na formação de várias gerações de advogadas, advogados e operadores do Direito.

Zeno Veloso exerceu os cargos de deputado estadual e secretário de Justiça do Pará. Membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito da Família, presidiu o IBDFAM Norte e foi tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém entre 1966 e 2018. Participou da Comissão de Juristas - presidida por Silvio Rodrigues, que redigiu o Anteprojeto das Leis de Famílias e Sucessões, integrou o grupo de professores que assessorou o deputado Ricardo Fiúza, relator-geral do Projeto de Código Civil - na fase final de tramitação na Câmara dos Deputados, e assessorou a 2ª vice-presidência da Assembleia Nacional Constituinte.

Texto: Rondeny Campos