Conselho Seccional da OAB-PA debate prerrogativas, eleições de 2026 e aprova programa de descarbonização

Sessão também trouxe atualizações sobre agenda institucional em Brasília e definiu medidas para preservar a independência e o apartidarismo da Ordem

Elisa Vaz

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) realizou, na última quarta-feira (11), a 2ª sessão ordinária do ano, com deliberações sobre temas institucionais e de interesse da advocacia. Na pauta, estiveram debates sobre prerrogativas da advocacia, atualizações de agenda institucional do presidente Sávio Barreto em Brasília e medidas para assegurar a independência e o apartidarismo da Ordem nas eleições de 2026.

Em sua fala inicial, o presidente apresentou um relato do que foi realizado em Brasília nesta semana, em reunião entre o Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, a Diretoria do Conselho Federal e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. Segundo ele, o encontro tratou de temas sensíveis para o funcionamento do sistema de Justiça e para o exercício da advocacia. 

Entre os encaminhamentos discutidos, Sávio Barreto destacou a defesa de maior transparência em investigações que vêm gerando repercussão nacional envolvendo autoridades do Judiciário, como o caso do Banco Master. De acordo com ele, a posição apresentada pela Ordem foi no sentido de pedir rigor na apuração dos fatos. 

“O que se pede é uma apuração transparente e rigorosa, para que a sociedade e a advocacia tenham conhecimento do que está sendo investigado”, disse. Ele também ressaltou que a entidade não busca antecipar julgamentos, mas garantir que os procedimentos ocorram dentro dos princípios do devido processo legal e da segurança jurídica.

O presidente da OAB-PA ainda mencionou a discussão sobre a necessidade de revisar normas que impactam a atuação da advocacia, especialmente em relação à sustentação oral em julgamentos virtuais. “A advocacia precisa ter garantido o pleno exercício das suas prerrogativas. Temos acompanhado de perto tudo o que está acontecendo e participado ativamente desse debate institucional”, assegurou.

Violações de prerrogativas

Na pauta de julgamentos, houve a aprovação de um Ato de Desagravo Público em razão dos advogados Yuri Ferreira Maciel e Ingride Jarina Vieira da Silva por graves violações às prerrogativas profissionais no exercício da advocacia. As evidências dão conta de que o diretor da Seccional de Polícia Civil de Tucuruí, João Paulo Benevenuto Machado, adotou procedimentos que restringiram e obstaculizaram o regular exercício da advocacia.

Diante disso, a OAB-PA repudia veementemente qualquer conduta que importe em desrespeito ou restrição às prerrogativas da advocacia, reafirmando seu compromisso permanente com a defesa intransigente da dignidade profissional, da independência da advocacia e das garantias legais indispensáveis ao exercício da profissão. A Ordem manifestou sua solidariedade aos advogados.

Outro processo tratou da reiteração de violação de prerrogativas na 2ª Vara de Família da Comarca de Belém, após episódio registrado em 25 de fevereiro, em que houve negativa de acesso, postura intimidatória por parte do agente público e gesto em direção ao armamento funcional. Foi aprovado pelo Conselho o ingresso de pedidos de providências à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A finalidade é apurar eventual existência de orientação institucional restritiva ao acesso de advogados às dependências da 2ª Vara de Família da Comarca de Belém, assim como a verificação da regularidade da atuação de agentes de segurança no ambiente forense. Também foi definida a requisição formal de informações acerca dos protocolos de segurança e controle de acesso adotados na unidade judicial. O acompanhamento institucional do caso será feito pela Presidência da Seccional.

Eleições 2026

Ainda na sessão do Conselho Seccional, foi aprovada a resolução que trata de medidas destinadas a preservar a independência institucional e o apartidarismo da OAB Pará durante as eleições de 2026. Ficou definido que os membros que se encontram no exercício de mandato na Ordem, assim como integrantes de Diretorias de Comissões e ocupantes de cargos de livre nomeação, que pretendam concorrer nas eleições deverão renunciar aos respectivos cargos, sob pena de apuração de eventual infração ética.

As renúncias deverão ocorrer já na pré-candidatura ou a partir da manifestação pública de intenção de concorrer ao pleito. Fica vedada a manifestação de apoio a candidatos ou vertentes político-partidárias no âmbito dos espaços institucionais da OAB-PA, incluindo eventos institucionais, redes sociais institucionais, grupos institucionais de comunicação e espaços físicos da OAB-PA e de suas Subseções.

Também fica vedada a participação de candidatos declarados ou pré-candidatos nas eleições de 2026 em eventos institucionais, promovidos, apoiados ou realizados pela OAB-PA, tais como palestras, aulas, congressos e outros de idêntica natureza nas estruturas da Ordem (Seccional e Subseções), presencial ou remotamente, salvo se autorizada pela Diretoria da Seccional, ou na condição de ouvinte, junto com o público, enquanto perdurar o pedido de pré-campanha e campanha.

Descarbonização

Um dos destaques da sessão do Conselho Seccional foi a aprovação do Programa de Descarbonização da OAB-PA, o primeiro inventário de emissões de carbono realizado por uma seccional da OAB no país, uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Neocert.

Para a presidente da Comissão, Ana Carolina Betzel, este é o primeiro passo para que a Seccional coloque em prática as medidas de mitigação das emissões de carbono. “Esse inventário serve de exemplo para todas as outras Seccionais e reforça o compromisso da advocacia com a responsabilidade socioambiental da Amazônia e com os tratados internacionais”, destacou.

Durante a sessão, também foi anunciada a troca de Presidência, que, a partir desta semana, passou interinamente para a vice-presidente da instituição, Brenda Araujo, devido à licença paternidade do presidente Sávio Barreto. A sessão reforçou o papel do Conselho Seccional como espaço de deliberação e acompanhamento das principais pautas institucionais da advocacia paraense. As decisões aprovadas passam a orientar a atuação da OAB-PA nos próximos meses, tanto na defesa das prerrogativas profissionais quanto na condução de temas estratégicos para a instituição.

Conselheiros Federais Efetivos

Abel Expedito Trindade da Conceição
Aline Cristiane Anaissi de Moraes Braga
Aline de Fátima Lima Gomes de Miranda
Aline Penedo de Oliveira
Ananda Corolina Cordeiro de Jesus
Andreza Maria Nascimento de Mattos
Bernado Araujo da Luz
Bianca Lana Corte
Bianca Ribeiro Lobato
Camilla Veiga Pereira
Claúdia Bitar de Moraes barbosa
Elizabeth Maria Beatrice Abreu de Moraes
Fadia Yasmin Costa Mauro
Flávio Gomes Rodrigues
Gilmar Alexandre Ribeiro do Nascimento
Glaucia Medeios da Costa
Glaucia Medeiros da Costa
Glauzienne Matos Mendes Santos
Gleydson do Nascimento Guimarães
Gleydson do Nascimento Guimarães
Humberto Souza da Costa
Humberto Souza da Costa
Ian Pimentel Gameiro
Ian Pimentel Gameiro
João Paulo Bentes Martins
Leandro Jose do Mar dos Santos
Leandro Nascimento Rodrigues
Lenice Pinheiro Mendes
Lucas de Siqueira Mendes Barbalho
Luciana Figueiredo Akel Fares
Marcelo Adriano de Albuquerque Oliveira
Marcelo Leonam Correa de Barros
Marcia Helena de Oliveira Alves Serique
Mariza Alves de Aguiar Silva
Naiade Nunes Pinto dos Reis
Naylla Augusto Gama
Nelma Catarina Oliveira Martires Costa
Odilon Capucho Pontes de Souza
Patricia Adriana Ribeiro Valente
Paulo André Silva Nassar
Pedro Paulo Cavalero dos Santos
Pietro Maneschy Gasparetto
Pilar Ravena de Souza
Rafaela Noami Carvalho Yokoyana
Raul da Silva Moreira Neto
Renato André Barbosa dos Santos
Roumiee Halan da Silva Souza
Sandro Manoel Cunha Macedo
Soraia Priscila Plach
Stefano Ribeiro de Souza Costa
Tulio Trindade Acataussu de Oliva
Vanessa Maia Ferreira
Verena Mizerani Verdelho
Vladimir Augusto de Carvalho Lobo e Avelino Pereira Koenig
Wellington Silva dos Santos
Wellington Ventura da Silva
Wilma Lemos Souza e Silva

Conselheiros(as) Seccionais Efetivos(as)

Almir Cardoso Ribeiro
Ana Paula Cavalcante Nicolau da Costa
Ana Paula da Costa e Silva
Ana Rebecca Manito Litaiff
Andrea Carla da Silva Marques
Bernardo Morelli Bernardes
Bianca Cartagenes Saraiva
Camila Maia Migliano
Carla Fernanda Micucci Xavier
Clodomir Assis Araújo Júnior
Dennis Verbicaro Soares
Edimar de Souza Gonçalves
Evandro Antunes Costa
Felipe da Silva Dias
Flavia Luciana Guimarães Marçal Pantoja de Araujo
Francisco Brasil Monteiro Filho
Gabriela Giugni da Silva Holanda Castro
Haroldo Wilson Gaia Pará
Indira Gandhi da Silva Lima
Ivana Passos de Melo Antunes Costa
Jamille Saraty Malveira Graim
José Luiz de Araújo Mindello Neto
Jossinéia Silva Pereira
Juliana Andrea Oliveira
Juliana Teixeira da Fonseca Souza
Leandro de Jesus Paixão
Lucenilda de Abreu Almeida
Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha
Marcelo Matos Barreto
Maria Cristina Portinho Bueno
Maria de Nazaré Nogueira Guimarães Rolim
Maria do Rosário Nonato Aranha
Melina Silva Gomes Brasil de Castro
Mylene da Silva Cristo de Carvalho
Napoleão Nicolau da Costa Neto
Neila Moreira Costa
Nelson Paulo Simões Nasser
Paulo Ivan Borges Silva
Roberta Miwako Takanashi da Silva Centeno
Rodrigo Tavares Godinho
Romulo Oliveira da Silva
Savio Leornado de Melo Rodrigues
Sérgio Leite Cardoso Filho
Tadeu Alves Sena Gomes
Tarina Nascimenyto Cajazeira
Tatianna Cunha da Cunha Conrado
Victor Correa Faraon

Conselheiros Federais Efetivos

Bruna Koury de Figueiredo Pina Mangas
Eulina Maia Rodrigues
Marcelo Augusto Teixeira de Brito Nobre

Conselheiros Federais Efetivos

Leonardo Maia Nascimento
Mary Lucis do Carmo Xavier Cohen
Wesley Loureiro Amaral