Subseção da OAB em Tucumã ganhará sede própria

ed0a44df 8ab5 431f b2e1 2281f06ae0ecO documento que prevê a construção do prédio foi assinado pelo presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e pelo presidente da subseccional local, Weder Coutinho, durante evento realizado no último dia 10 deste mês em comemoração ao “Dia do Advogado – 11 de agosto”. Vice-presidente da OAB-PA, Jader Kahwage esteve presente, além de dezenas de advogados que militam no município.

Com a previsão de que as obras sejam iniciadas neste mês de agosto, o espaço construído prevê auditório com capacidade para abrigar mais de 60 pessoas, sala da presidência, de reunião, de trabalho, recepção, copa, banheiro (masculino e feminino) e para pessoas com deficiência (PCD), além de garagem.3352827d 1414 4338 a929 94c4f7e795d6

Neste “Mês da Advocacia”, o presidente Alberto Campos e o vice-presidente Jader Kahwage já percorreram o sul e sudeste do Pará. Em Redenção, os diretores seccionais abriram a I Conferência da Advocacia da Região Sul do Pará, cujo tema era “A Advocacia e a Observância da Ética, dos Deveres e Prerrogativas Profissionais”, e conduziram o Colégio de Presidentes das Subseções da Região Sul.

6e5ab47a cf94 4348 b917 286f1a463904Em Parauapebas, prestigiaram o primeiro “Baile dos Advogados” e participaram de ação social promovida pela subseccional local. Em Canaã dos Carajás, Alberto Campos e o Jader Kahwage acompanharam o torneio de futebol disputado entre advogados que atuam na região sul do estado.

PJe é implantado na Vara do Trabalho de Óbidos

0154bbdf 8eef 4c75 af34 e2b6af4fa0a2Conduzida pelo presidente do Comitê Gestor do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargador Francisco Sergio Rocha, a cerimônia de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) naquele município localizado no oeste do Pará contou com a presença do presidente da subseção da OAB local, Antônio Edson, do presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes Filho, da conselheira subseccional Glaucia Medeiros, da magistrada trabalhista, Meise Oliveira Vera dos Anjos, e de vários advogados que militam na região.

A implementação do PJe na Vara de Óbidos é resultado do cumprimento do cronograma regional de expansão do sistema na 8ª Região, cumprindo a Portaria PRESI n° 155/2015. Os servidores da Vara Trabalhista daquele município foram capacitados para a utilização do sistema em cursos promovidos pela Escola de Capacitação do TRT8.

No dia 10 de março deste ano, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e o vice-presidente Jader Kawhage, estiveram no município para inaugurar Sala de Apoio aos Advogados na Vara do Trabalho de Óbidos, antiga reivindicação da advocacia daquela região. Diretores e conselheiros subseccionais de Santarém e Óbidos participaram da solenidade.

Sala da OAB inaugurada na sede da Polícia Federal homenageia mulher pioneira na advocacia paraense

IMG 9797Com a presença de três filhas da homenageada, o espaço foi inaugurado em solenidade realizada hoje pela manhã, na sede da Polícia Federal no Pará. Equipado com computador, central de ar, internet, impressora, mesas e cadeiras, o nome do local homenageia Jemima Telles Nobre Ferro, uma das primeiras advogadas inscritas na seccional paraense.

Diante das filhas da homenageada, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, informou que a advogada Jemima Telles Nobre Ferro também será homenageada durante a realização da VII Conferencia da Advocacia do Estado do Pará, nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro deste ano. Vários membros do Sistema OAB-PA estiveram presentes na inauguração, além do superintendente da Polícia Federal no Pará, o delegado Ualame Machado.

IMG 9861Secretário-geral da OAB-PA e presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Eduardo Imbiriba enalteceu o histórico brilhante da homenageada, que orgulha a classe. “É uma homenagem merecida para quem muito lutou pela honrosa profissão de advogado. Parabéns por tudo que ela representou como operadora do Direito em uma época muito difícil do nosso país! Foi uma desbravadora dentro da profissão”.

Presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa, Letícia Bitar frisou que a homenagem “é uma forma de retribuir por tudo que foi feito pela homenageada. Ficamos orgulhosos de saber que nessa época era uma das poucas mulheres a seguir carreira jurídica, mas estava à frente do seu tempo, e deixou uma história muito bonita”, completando que “isso nos deixa mais otimista e motivada dentro da advocacia”.

IMG 9836Filha da homenageada, Júlia Sursis Nobre Ferro exibiu uma foto da mãe aos presentes e leu um breve histórico da vida da advogada. Ao revelar que os familiares receberam com surpresa a homenagem, a psicóloga afirmou que os filhos ficaram muito felizes e honrados. “Foi bom que nós nos reunimos e começamos a levantar lembranças, escrevendo uma biografia da nossa mãe e vendo o quanto ela tinha feito em prol da advocacia, da criminologia e do Direito de Família. Ficou mais claro ainda o pioneirismo da nossa mãe nessa área”.

Júlia destacou ainda a influência que a trajetória profissional da mãe exerceu nos três filhos. “Eu trabalho muito com psicologia jurídica, situações de mulheres em presídios. Ela (mãe) foi uma influencia muito grande. Os demais filhos estudaram Direito. Meu irmão Orlando Nobre Ferro trabalha com os direitos de imigrantes (refugiados) da guerra no Canadá”, explicou a psicóloga, que iniciou sua carreira na Defensoria Pública, em Brasília.

IMG 9879As demais filhas presentes na homenagem foram Thais Têmis Nobre Ferro e Mari-Lei Nobre Ferro, assim como seus respectivos maridos: Celso José Roque e Carlos Roberto e Silva. Após a inauguração da sala, eles visitaram a sede da OAB-PA (Casarão da Ordem), onde funcionou a antiga Faculdade de Direito, uma das primeiras do Brasil.

História

Jemima Telles Nobre Ferro nasceu em 25 de novembro de 1917, em Belém. Filha do professor Raimundo Pereira Nobre e de Palmira Telles Nobre, tendo como irmã Anália Telles Nobre. Dedicou seus estudos ao Direito e foi aluna da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, local que abriga a sede da seccional paraense.

Assídua frequentadora de juris populares, Jemima se dedicou a área da criminologia. Com o apoio do pai, enfrentou o preconceito da época e com determinação fez os estudos, sendo uma das pioneiras na luta pelo Direito da Mulher. Mais tarde, articulou junto ao presidente Vargas para que as mulheres passassem a ter o direito de votar.

IMG 9873Jemima concluiu o bacharelado em Direito em 1933(?), ingressando na Ordem dos Advogados do Brasil sob o número 243. Atuando como advogada criminalista em Belém, teve a oportunidade de atuar em um júri popular como advogada de defesa de um criminoso, tendo como promotor o advogado Orlando Nina Ferro, seu ex-colega de faculdade. A partir daí se iniciou uma paixão que culminou com casamento deles.

Com a transferência do marido para o Território do Amapá, em Macapá, Jemima foi a primeira advogada a exercer a profissão na área jurídica. Em Volta Redonda, Jemima retomou sua profissão, sendo a primeira e única advogada do sexo feminino. Quando a OAB Mulher foi criada aqui no município, Jemima foi homenageada como a advogada mais antiga da Comarca.

Fotos: Yan Fernandes

Diretores seccionais prestigiam “Baile dos Advogados” em Parauapebas.

541f2bb6 f6b5 4593 943c 1a035ece0189No último sábado (12), o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e o vice-presidente, Jader Kahwage, prestigiaram o primeiro “Baile dos Advogados” de Parauapebas, município localizado na região sudeste do Pará. Com a presença de advogados que militam na região, o evento foi realizado no espaço “Elite Festas”.

Na ocasião, os diretores foram recebidos pelo presidente da subseção local, Deivid Benasor, o vice-presidente, Guilherme Mello, e o secretário-geral adjunto, Jorge Nelson Júnior. Ao considerar a festa linda, o presidente da subseccional de Parauapebas ressaltou que o evento representou uma “oportunidade de confraternização entre os advogados, amigos e sociedade civil”.

20748005 1425670610882041 2007602307760295682 oNa semana na qual comemorou-se o “Dia do Advogado”, a subseção promoveu extensa programação, com destaque para a realização de ação social e palestras. No município de Canaã dos Carajás, advogados de Parauapebas participaram de torneio de futebol, tudo acompanhado de perto pelo presidente Alberto Campos e o vice-presidente Jader Kahwage. O presidente da subseção de Xinguara, Cícero Sales, e a presidente da subseção de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, estiveram presentes.

Em sessão solene, Conselho Subseccional de Santarém empossou novos membros de comissões e entregou credenciais da instituição

20747994 1155119134631965 6110705459384618221 oRealizada no salão Tupaiu do Barrudada Tropical Hotel, a solenidade marcou as comemorações pelo “Dia do Advogado”, instalação dos Cursos Jurídicos no Brasil, a tomada de compromisso de vinte e oito novos advogados e a posse de trinta e dois novos membros e dirigentes das Comissões de Defesa dos Direitos e das Prerrogativas, Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Defesa dos Direitos dos Animais, Meio Ambiente e da Mulher Advogada.

Conduzida pelo presidente da subseção santarena, Ubirajara Bentes de Souza Filho, a sessão solene ficou marcada ainda pela benção concedida pelo Bispo Diocesano de Santarém, Dom Flávio Giovenale, o Pastor da Assembleia de Deus, Edilson Moura, e o Reitor do Centro Universitário Luterano de Santarém CEULS/ULBRA e Pastor da Igreja Luterana do Brasil, Ildo Schlender.

20690132 1155144187962793 1186091697516555372 oFormada pela UFOPA, a advogada Izabelli Costa Figueiredo fez a leitura do termo de compromisso. A advogada Ingrid Tereza Franklin Rocha proferiu o discurso de agradecimento em nome da turma. Em seguida, foram empossados os trinta e dois novos membros e dirigentes de comissões de trabalho. As saudações aos novos advogados e advogadas foram feitas pelo presidente subseccional, Ubirajara Bentes Filho, e pelos ex-presidentes e membros horários vitalícios do Conselho Subsecional, José Olivar Azevedo, e Miguel Borghezan. José Olivar Azevedo.

Ao final, todos os presentes foram convidados para a “I Conferência da Advocacia do Oeste do Pará”, que será realizada no próximo dia 30 de agosto, na UFOPA, auditório do Campus Vera Paz, com o tema “A advocacia e o Aperfeiçoamento da Cultura e das Instituições Jurídicas”, e para a etapa santarena do 7º Circuito OAB de Corrida de Rua e Caminhada, que ocorrerá no dia 03 de setembro.

20746362 1155142621296283 6350528620146847807 oDiretores subsecionais estiveram presentes: Marlene Escher (vice-presidente), Milena Andrade (secretária-geral), Edivaldo Medeiros (secretário-geral adjunto), Conceição Cosmo (diretora tesoureira), e Jakeline Costa (Delegada Regional da Caixa de Assistência dos Advogados no Oeste do Pará), assim como dezessete conselheiros subsecionais, presidentes e membros das inúmeras comissões temáticas e a representante da subseção em Alenquer, Dienne Lopes Bentes. 

20748025 1155139864629892 996728604459869692 oDentre as autoridades, participaram o representante da Subseção Judiciária de Santarém, juiz federal Felipe Gontijo, o procurador do município, Arilson Miranda Batista, o representante da Câmara Municipal de Santarém, vereador e advogado Alysson Pontes, e a representante da Universidade Federal do Pará, Professora Ana Karine Brito.

Nota de Pesar - Carlos Brazão

OAB POST NotaPesar JUN17É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, comunica o falecimento de um dos seus mais antigos membros, o advogado Carlos Brazão, ocorrido hoje, no município de Monte Alegre, região oeste do Pará.

Neste momento de dor e consternação, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, em nome do Conselho Seccional e de todos os advogados paraenses, expressa condolências aos familiares e amigos de Carlos Brazão, que sempre trabalhou com muito denodo e respeito à classe advocatícia.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 volegal

      promad2

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603

Lynnwood Duct Cleaning