Comissão temática presta solidariedade à equipe de reportagem da TV Liberal

69f22bb5 8561 41d9 8fef 8bbad533ff26A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, por meio do presidente de sua Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa, reuniu-se com jornalistas na sede da TV Liberal, na tarde deste domingo (18), para tratar das agressões sofridas pela equipe de reportagem da empresa enquanto cobria os danos de uma tempestade no bairro do Curió-Utinga.
 
Ao adentrar em uma igreja destelhada, autodenominada Assembleia de Deus, com a permissão do funcionário que lhe reparava a porta, foi surpreendida logo após por uma horda de pessoas que identificaram-se autoridades religiosas locais e que lhes proferiram agressões e ameaças, tendo, inclusive, sido impedidos de deixar o local, como flagrantemente mostram as imagens.
 
Esperamos que a Polícia Civil descortine o motivo da virulência agressiva contra a equipe de jornalismo. Não é admissível que a ausência do poder público dê guarita a "autoridades comunitárias" para impor a "lei" que lhes convém. O exercício do jornalismo é uma função essencial à saúde de qualquer democracia. A imprensa é fiscal dos direitos do cidadão. A livre circulação da informação, respeitada a dignidade da pessoa humana, não deve sofrer óbice sob nenhuma justificativa.
 
Muito preocupa à comissão temática o rompante autoritário e agressivo que levanta-se contra o exercício do jornalismo e confraterniza-se com a desinformação e fake-news. Portanto, a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa presta solidariedade à competente jornalista Nathália Kahwage e ao exímio cinegrafista Wanderley Prestes. Estamos acompanhando de perto a situação visando a responsabilização dos agressores. A luta pelas liberdades democráticas é constante.
 
Alberto Campos
Presidente da OAB-PA
Mauro Vaz Júnior
Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603