Ex-presidente de comissão temática é homenageado durante Seminário de Promoção da Igualdade Racial

IMG 1107Falecido no dia 10 de agosto deste ano (Dia do Advogado), o ex-presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direitos Quilombolas da OAB-PA, Jorge Farias, recebeu a homenagem (in memorian) durante o "Seminário de Promoção da Igualdade Racial". Realizado no plenário Aldebaro Klautau, na sede da Ordem no Pará, na tarde da última sexta-feira (22), o evento tinha como tema “A luta pela ‘Consciência Negra’ ontem, hoje e amanhã”.

Totalmente engajado na defesa dos interesses do movimento negro, questões agrárias e direitos humanos, Jorge Farias era formado em Direito pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado em Direito Tributário e Direito Agrário. Vice-presidente da comissão de trabalho e filho do homenageado, Julio Jorge Farias agradeceu imensamente pela homenagem e relembrou os anos de luta e dedicação do pai à instituição, à advocacia e às causas que defendia.IMG 1114

Ao comentar que o falecimento do advogado impactou todos os integrantes do Sistema OAB-PA, a vice-presidente da OAB-PA, Cristina Lourenço, destacou que Jorge Farias desfrutava de enorme reconhecimento na instituição. “As pessoas tinham um respeito e deferência muito grande por ele, desde o mais jovem até o mais antigo na casa. Ele contribuiu com várias diretorias e comissões temáticas”.

IMG 1102Professora da Universidade Federal do Pará, ativista referência do movimento negro, co-fundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro (CEDENPA) e ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Zélia Amador de Deus proferiu a palestra que abordou a temática do seminário. Presidente da comissão de trabalho responsável pelo evento, Peter Paulo esteve presente.

Histórico

O advogado Jorge Farias tinha 67 anos. Por vários anos, contribuiu com a política institucional da OAB-PA, onde exerceu ainda o cargo de secretário-geral adjunto. Desde 1985, cumpriu sua missão profissional com dedicação e responsabilidade. Ele deixou esposa e dois filhos.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603