OAB-PA lamenta mortes no Tapanã e presta solidariedade aos familiares das vítimas

NotaOficialA Comissão de Direitos Humanos da OAB, Seção Pará, vem a público lamentar as mortes e se solidarizar aos familiares e amigos das vítimas das chacinas mortas na última segunda-feira (29), onde 11 pessoas foram baleadas no bairro do Tapanã, sendo que cinco vítimas morreram nos locais dos crimes, outras três morreram em hospitais. A OAB e a Comissão de Direitos Humanos também vêm repudiar atos criminosos que vão além das já agravadas mortes, bem como chacinas e demais assassinatos que vêm ocorrendo com o intuito de intimidar a sociedade.
Infelizmente, o descaso com a segurança pública, seus agentes e a sociedade civil só tem reforçado para o aumento da criminalidade e, por conseguinte ,os altos índices de homicídios sem as devidas resoluções investigativas. A luta pelos direitos humanos se entende como garantia fundamental do ser humano, sem quaisquer distinções e, por tal motivo, estamos somando esforços para cobrar perante o poder público a devida resolução investigativa de tais atos, bem como auxiliando os familiares dentro das nossas competências para alcançarem a devida atenção e para alcançar medidas que aliviem essa violência.
Nesse ínterim, a OAB-PA reafirma seu compromisso com a sociedade civil, mantendo-se firme na adoção de medidas para coibir atos de violência em suas variadas nuances, requerendo das instituições que integram o Sistema de Segurança Pública ações significativas destinadas à elucidação de graves atrocidades cometidas na Região Metropolitana de Belém e no Estado do Pará.
Por derradeiro, a OAB reitera a necessidade de investigação célere, o fim da impunidade dos crimes violentos que têm ocorrido com frequência, além de uma postura menos letárgica e desidiosa dos governos paraense e federal em dirimir conflitos e as violações de direitos humanos que estão ocorrendo e se agravando cada dia mais nos últimos anos, esclarecendo ainda à toda sociedade que a Ordem dos Advogados do Brasil urge em averiguar a apuração preliminar dos fatos.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603