Mês da Advocacia: Seminário abre programação promovida pela OAB-PA e ESA

IMG 2922Com o tema "Educação inclusiva: do vestibular à graduação", o evento teve início na manhã desta terça-feira (07), no plenário Aldebaro Klautau, sede da OAB-PA. Organizada pela Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas com Deficiência, a iniciativa visa discutir os direitos inclusivos dos alunos com deficiência no ensino superior. As palestras serão concluídas amanhã (08).

Especialista em educação especial e pedagogo, Vagner Ferreira ministrou a palestra intitulada "Educação inclusiva na perspectiva do instituto de tomada de decisão apoiada". Ele pontuou a importância da pessoa com deficiência ter acesso ao conhecimento, de modo que possa participar ativamente na sociedade. "Para participar da sociedade, é preciso ter conhecimento, um conhecimento virtuoso, que possa instrumentalizar essa pessoa com deficiência a exercitar aquilo que está expresso na lei, que é o seu direito à dignidade da pessoa humana", afirmou o pedagogo.

"Desde o início da gestão, a nossa comissão realiza seminários sobre educação inclusiva, mas sempre em nível de educação básica. Este ano, nós resolvemos entrar em outra realidade: a dificuldade do aluno com deficiência de prestar vestibular, de chegar a uma graduação e até mesmo no mercado de trabalho. Então vamos falar sobre todos esses pontos", comentou Gisele Costa, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência.IMG 2867

A pedagoga Wanderlete Cabral participou da abertura do evento e comentou a respeito da importância de debater este tema de inclusão nos dias atuais. “Enquanto professora e mãe de criança com deficiência, eu me sinto representada", revelou. Para a participante, o assunto é esclarecedor. "É importante ter palestras relacionadas a este assunto, porque muitas pessoas que possuem deficiência estão fora do ensino regular. por não terem conhecimento dos seus direitos".

A programação prosseguiu ao longo da tarde com as palestras "O Papel do Profissional do Apoio Escolar: Mediador x Cuidador"; "Direitos e Garantias Legais e Políticas de Acesso ao Ensino Superior e ao Mercado de Trabalho.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 volegal

      promad2

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603