Vice-presidente da OAB-PA prestigia entrega do I Prêmio Frei Henri de Direitos Humanos

f1a78742 9ddf 4044 a347 2d848f7f67e4Organizado pela subseção da OAB em Xinguara por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, o evento teve a cerimônia de premiação realizada no último dia 13 de abril (sexta-feira), com a presença do vice-presidente da seccional paraense, Jader Kahwage, e cerca de 300 pessoas de várias localidades da região, do Brasil e até de outros países.

O presidente da subseção OAB em Xinguara, Cícero Sales, e o vice-presidente da OAB-PA, Jader Kahwage, destacaram o trabalho do frei Henri ao afirmarem que o prêmio não representa somente uma simples homenagem à luta, mas uma referência de exemplo para outras pessoas com o mesmo sentimento de justiça.

Os premiados foram a Ouvidora do Conselho de Segurança do Estado do Pará, Anna Cláudia Lins, o Juiz do Trabalho da 8ª Região, Jonatas Andrade, e o fundador do Movimento Humanos Direitos (MHuD) e professor da UFRJ, padre Ricardo Rezende. Vários depoimentos de representantes de movimentos sociais, da Ordem Dominicana, estudantis, atores e familiares do frei Henri que testemunharam a luta em prol dos povos carecedores de direitos foram exibidas em telão, parabenizando a subseccional de Xinguara pela iniciativa de manter vivo o nome do frei Henri.

ce6c23db a4e7 4e12 b89a 2bcc5783ac4bAlém da premiação, houve painel que debateu a sentença condenatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos em desfavor do Estado Brasileiro no caso de trabalho escravo praticado pela Fazenda Brasil Verde. Coordenada pelo conselheiro federal da OAB Tocantins, Adilar Dalto, a mesa contou ainda com debates promovidos pela Subprocuradora da República, Ela Viecko, a Procuradora Federal, Tatiane de Noronha Versiane, o padre e professor da UFRJ, Ricardo Rezende, e o coordenador da Campanha Nacional da CPT contra o Trabalho Escravo, frei Xavier Plassat.

A vitória perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos foi uma das últimas batalhas do frei Henri aqui no Brasil. Ao final, a subseção da OAB em Xinguara concedeu Menção Honrosa a Didier Laurent e Alain Burin des Roziers (amigo e sobrinho de Frei Henri, respectivamente), além de Menção Honrosa “in memoriam” a Paulo Fontelles Filho. 

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 volegal

      promad2

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603