OAB-PA continua inspecionando a saúde do estado

A instalação do tratamento de oncologia através do Hospital Barros Barreto. Esse foi o principal tema da encontro realizado hoje (5), na sede da Ordem, entre representantes da Comissão de Saúde da OAB-PA, do Sindicato dos Médicos – SINDMEPA, da Secretaria Estadual de Saúde – SESPA, da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará – FAMEP e do Hospital Ophir Loyola - HOL.

Em reunião, foram discutidas formas de solucionar os problemas advindos com a falta de habilitação para que técnicos do hospital operem as os aparelhos utilizados no tratamento de pacientes com câncer do hospital Ophir Loyola - referência nacional no tratamento da doença. Denúncias divulgadas por funcionários do hospital à imprensa dão conta de que os aparelhos não funcionam pois não tem gente habilitado para isso.

Um relatório apresentado pela direção do hospital à OAB-PA, pontua o problema e esclarece que o mesmo foi criado pois os a manutenção feita nos referidos equipamentos depende de peças importadas e o manuseio correto dos mesmos, requer capacitação dos funcionários – o que deve levar até dois meses e meio.

A OAB acompanhará a prestação deste serviço, especialmente durante o período de férias. Segundo a presidente da Comissão de Saúde da OAB-PA, Cristina Carvalho, não há razões para que a população tema. “Estamos realizando o acompanhamento no atendimento à saúde no estado, como forma de nos anteciparmos aos problemas que possam surgir neste período de férias e ainda tirar da pauta de discussões as denúncias e esclarecer os motivos reais do não atendimento provisório à população”, explicou.

Cristina ressalta ainda que no segundo semestre a OAB-PA, a convite da Secretaria Estadual de Saúde, irá compor o grupo de entidades que fará visita às instituições de saúde com o objetivo de avaliar suas estruturas e assim diagnosticar e solucionar possíveis questões no atendimento à  saúde no estado.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603