IMG 1085Realizada no final da tarde desta sexta-feira (07 de dezembro), no auditório Aloysio da Costa Chaves, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a cerimônia foi conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Suzy Koury, e contou com a participação de todos os 22 desembargadores que integram o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Na solenidade, foram empossadas a presidente eleita, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, a vice-presidente eleita, desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, e a nova Corregedora-Regional do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares.

A eleição da nova administração ocorreu no dia 01 de novembro de 2018, em sessão extraordinária do Pleno do TRT8. As novas integrantes ficarão à frente do Tribunal nos próximos dois anos. Pela primeira vez, a administração do TRT8 é constituída integralmente por mulheres, juízas de carreira com trajetórias semelhantes na Justiça do Trabalho, onde atuaram juntas na 3ª Turma do Tribunal. A escolha das desembargadoras seguiu o critério de antiguidade, sendo selecionadas as que estão há mais tempo desempenhando suas funções na Justiça do Trabalho da 8ª Região, e que ainda não haviam feito parte da administração.

IMG 1121Presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB-PA, João Batista esteve presente na solenidade e representou o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos. Em seu discurso, o advogado classificou como exitosa a gestão da desembargadora Suzy Koury, que “sempre adotou uma postura democrática”. À nova diretoria, Batista vislumbrou que será um grande desafio assumir o TRT8 na atual conjuntura, “precedida de diversos ataques à Justiça do Trabalho e aos direitos sociais, desconstituição de direitos fundamentais e, recentemente, a extinção do Ministério do Trabalho, retirando-lhe sua condição ministerial e fragmentando sua atribuição”.

Ao concluir seu pronunciamento, o representante do Sistema OAB-PA desejou sucesso e coragem para a nova diretoria do TRT8. “Sabemos que a nova gestão conduzirá com muita sabedoria este tribunal”, declarou. “A OAB-PA empreenderá todos os esforços para manter o diálogo de maneira colaborativa, combativa e vigilante”, completou. A desembargadora Pastora Leal, por sua vez, salientou que os principais pontos de sua gestão serão o diálogo, a transparência, o compartilhamento e o ambiente de gestão participativo e colaborativo. Na cerimônia, estiveram presentes representantes do Tribunal Superior do Trabalho, Procuradoria Geral do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tribunal Regional Eleitoral, Procuradoria Geral do Estado e Tribunal de Contas do Estado.

Histórico

IMG 1126

Pastora Leal é paraense, nascida em Conceição do Araguaia, no sul do Pará. É diplomada em Direito pela Universidade Federal do Pará (1982/1985), especialista em Direito Civil pela Universidade da Amazônia (1997), Mestra em Direito Público pela Universidade Federal do Pará (1998), Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001), Pós-Doutora pela Universidade Carlos III, de Madrid, Espanha (2006).  Ingressou na Magistratura Trabalhista em 10 de agosto de 1989, presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento - atuais Varas do Trabalho - de Tucuruí, Marabá, Capanema, Ananindeua e Décima Quarta, de Belém.

Em 24 de maio de 2002, é promovida a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e desembargadora do TRT8, tendo sido componente da 3ª Turma e presidente do Colegiado no biênio 2004/2006. É professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA), nos cursos de graduação e de pós-graduação em Direito, professora de Direito Civil da Escola Superior de Advocacia da OAB-PA, sócia da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Oitava Região, sócia do Instituto Paraense de Direito e Processo do Trabalho e sócia do Instituto Amazônico de Direito e Processo do Trabalho.

f3bf51f2 371a 43c2 9dad 5c7b9fb4d390Entregue pelo Ministério Público do Estado na manhã desta sexta-feira (07), a certificação reconheceu o trabalho desenvolvidos pelas advogadas Gisele Costa e Letícia Bitar, presidentes da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa da OAB-PA, respectivamente.

Gisele Costa recebeu pelo engajamento em prol dos direitos humanos e das pessoas com deficiência, enquanto que Letícia Bitar pela luta para assegurar os direitos dos idosos. Integrante de ambas as comissões temáticas, a colaboradora Laura Mamoré recebeu certificado como “Amigo Número 1º dos Idosos”.

1164caad 1633 4b55 9208 5f33dc511520Nesta sexta-feira, a advogada Gisele Costa ainda ministrou palestra na Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Desafios e Perspectivas”, realizada no auditório da Câmara Municipal de Barcarena. Para participar do evento, a presidente da comissão temática recebeu convite da GAOPA (Associação de Apoio e Orientação aos Pais de Autistas).

726c8c87 0268 4d05 a39b 3c96a0aacb1cPresidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a desembargadora Suzy Koury inaugurou o espaço, que fica no novo prédio que abriga a Corte, na manhã desta sexta-feira (07), último dia do seu mandato à frente da instituição. A inauguração contempla solicitação feita pela Comissão de Direitos Sociais da OAB no Pará e proporcionará mais dignidade ás mulheres advogadas e cidadãs.

O local servirá para que advogadas e jurisdicionadas mães que freqüentam a Justiça do Trabalho possam realizar os procedimentos necessários com o intuito de garantir mais conforto para seus respectivos filhos. Bastante emocionada com a inauguração no fechamento da sua gestão, a presidente do TRT8 agradeceu à Ordem pela parceria ao longo do biênio, resultando na concretização de obras e serviços em prol da advocacia sociedade.771c4df5 b077 4c35 b4af 4a3e97889a43

Responsável pela mobilização em torno do pedido da seccional paraense, a advogada Luciana Passos, integrante da Comissão de Direitos Sociais, esteve presente na emocionante cerimônia, assim como as conselheiras seccionais Claudiovanny Teixeira e Ana Ialis, além de Ana Mayra, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PA, e diversas advogadas trabalhistas.

InformePJeA Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região informa que realizará manutenção na infraestrutura tecnológica neste final de semana. Por conta disso, toda a rede de dados do Tribunal estará em manutenção durante o próximo sábado (08) e domingo (09) para a troca dos equipamentos da rede principal. De acordo com a SETIN, todos os serviços estarão indisponíveis, inclusive o Portal do Tribunal e o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

d4e26137 3734 46ca 80bb 439fb5d24c7cEm alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - celebrado em 03 de dezembro, a Comissão de Proteção aos Direitos da PCD promoveu a III Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. No dia 02 de dezembro (sábado), houve momento inclusivo e comemorativo no Parque Shopping, com a participação do judoca Antônio Tenório da Silva, tetracampeão paraolímpico.

Na oportunidade, foram prestadas informações jurídicas e emitidas carteiras de identidade. Participaram da programação o Grupo Nosso Jeito, campeão brasileiro de dança inclusiva, o Projeto Dorinha, o Grupo de Dança da Fundação Pestalozzi, o Coral Cantart, da UEES Álvares de Azevedo, da ONG Autismo Amam, da Dança Calabriano e da ONG Mães Guerreiras. Dia 03 (segunda-feira), a arquiteta Aila Seguin conversou a respeito de acessibilidade.881d02cf 0f3d 4d81 b7db ba91b4bf71f1

Ainda atuaram a Coordenadoria de Educação Especial do Governo do Estado, Projeto Existir/NAC e Polícia Militar/Equinoterapia, UFRA-Acessar/CIIR/ e integrantes da equipe de esporte adaptado da Tuna Luso Brasileira, medalhista nos jogos escolares do Brasil, em São Paulo. Estiveram presentes ainda representantes da Polícia Civil (Delegacia de Crimes Discriminatórios e Racistas e Ministério Público do Estado.

Congresso

Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PA, Gisele Costa participou da Conferência Nacional de Educação (CONAE), evento realizado em Brasília entre os dias 21 e 23 de novembro. Convidada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fórum Estadual de Educação (FNE) do qual é integrante, a advogada paraense representou o segmento de pessoas com deficiência no Pará.

732ce8d3 f3a4 4dcd ab80 9d5b9a247968O CONAE é um espaço instituído pelo Poder Público em articulação com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. O objetivo do evento era avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para a próxima década.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603